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Crédito: IAN MOORE MASHABLE

Educação tem o desafio de superar abismo digital

A pandemia de covid-19 evidenciou a importância da tecnologia para a educação, mas também expôs as desigualdades e as dificuldades que muitos estudantes, professores e escolas enfrentam para acessar e usar os recursos digitais. Segundo o relatório de monitoramento global da educação da Unesco, o Brasil está entre os países que mais sofreram com o fechamento das escolas e a falta de conectividade durante a crise sanitária.

O abismo digital no Brasil é resultado de vários fatores, como a infraestrutura inadequada, a falta de dispositivos, a baixa qualidade da educação básica e a carência de formação continuada dos docentes. De acordo com um estudo da PwC, apenas 20% dos brasileiros têm internet de qualidade, 68% dos estudantes não têm conhecimentos básicos de matemática e 87% não falam um segundo idioma. Além disso, 74% dos professores apontam a falta de dispositivos como o principal desafio para usar a tecnologia na sala de aula.

Essa situação limita as oportunidades de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho para milhões de brasileiros, que ficam à margem da transformação digital que ocorre em diversos setores da economia. Segundo o Fórum Econômico Mundial, as profissões ligadas à digitização e à tecnologia vão crescer de 7,8% para 13,5% da força de trabalho global até 2025, enquanto as funções tradicionais vão diminuir de 15,4% para 9%. No Brasil, o setor de tecnologia vai demandar quase 800 mil novos talentos de 2021 a 2025.

Para superar o abismo digital e preparar os brasileiros para o futuro, é preciso investir em políticas públicas e iniciativas privadas que garantam o acesso universal e de qualidade à internet e aos equipamentos, que promovam a melhoria da educação básica e a alfabetização digital dos estudantes e que ofereçam formação e apoio aos professores para integrar a tecnologia ao currículo. Alguns exemplos de ações nesse sentido são a Política Nacional de Educação Escolar Digital, que incentiva o ensino de computação, programação e robótica nas escolas, e o programa Educação Conectada, que leva fibra ótica a escolas públicas de áreas remotas.

A educação digital é um desafio, mas também uma oportunidade para o Brasil. Com o uso adequado e eficaz da tecnologia, é possível construir jornadas de aprendizagem que resgatem vidas e promovam o crescimento do país. A pandemia pode ser entendida como o processo de alfabetização digital forçada de todo o sistema escolar brasileiro. Para os próximos anos, é hora de superar essa fase e conquistar a maturidade digital do setor.

Fontes:

  • Relatório de monitoramento global da educação 2023
  • O abismo digital no Brasil – PwC
  • Entenda quais são e como superar os desafios da educação digital no Brasil – Future of Jobs Report 2020
  • Política Nacional de Educação Escolar Digital
  • Educação Conectada: Grande desafio para a educação brasileira em 2023: superar a fase da alfabetização digital