ENTRE EM CONTATO

Esg,Environment,Social,Governance,Investment,Business,Concept.,Women,Use,A

Líderes de tecnologia estão cada vez mais alinhados com o ESG

O ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), é um conjunto de critérios que avalia o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social. Cada vez mais, os investidores e os consumidores estão atentos ao ESG das empresas, buscando apoiar aquelas que geram valor não só financeiro, mas também ambiental e social.

Nesse cenário, os líderes de tecnologia têm um papel fundamental para alinhar as suas organizações com o ESG, pois a tecnologia é um dos principais fatores que podem contribuir para a solução dos desafios globais, como as mudanças climáticas, a desigualdade social e a ética nos negócios.

A tecnologia como aliada do ESG

A tecnologia de ponta e as inovações que surgem na área, como inteligência artificial (IA) e internet 5G, podem colaborar com as metas ambientais, sociais e de governança das empresas, de diversas formas. Por exemplo:

  • A tecnologia pode ajudar a reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa, por meio de soluções de eficiência energética, monitoramento de emissões, gestão de resíduos, uso de fontes renováveis, entre outras.
  • A tecnologia pode ajudar a promover a inclusão social e o acesso à educação, saúde, cultura e informação, por meio de plataformas digitais, aplicativos, dispositivos móveis, redes sociais, entre outras.
  • A tecnologia pode ajudar a melhorar a governança corporativa e a transparência, por meio de ferramentas de gestão, auditoria, compliance, segurança da informação, blockchain, entre outras.

O papel dos líderes de tecnologia no ESG

Os líderes de tecnologia, como os CIOs (Chief Information Officers), são os responsáveis por conduzir a transformação digital das empresas, integrando a tecnologia aos processos, às pessoas e à estratégia do negócio. Para isso, eles precisam estar alinhados com o ESG, tanto na escolha das tecnologias que utilizam, quanto na forma como as implementam e gerenciam.

Segundo Daniel Hoe, vice-presidente de marketing da Salesforce para a América Latina, “os líderes de TI podem colaborar ativamente definindo políticas éticas de governança, incluindo dados, promovendo práticas de desenvolvimento sustentável e apoiando iniciativas de responsabilidade social” .

Entre as ações que os líderes de TI podem realizar para alinhar a tecnologia com o ESG, estão:

  • Implementar práticas de programação sustentáveis, como otimização de código para eficiência energética, uso de servidores em nuvem, reciclagem de equipamentos, entre outras.
  • Estabelecer parcerias com organizações locais para promover a inclusão digital, oferecendo acesso à internet, doando dispositivos, capacitando pessoas, entre outras.
  • Revisar o código para mitigar o preconceito e garantir a diversidade, a equidade e a inclusão nas soluções de inteligência artificial, evitando discriminações e viéses.
  • Promover a diversidade e a inclusão na área de TI, através de iniciativas de recrutamento, treinamento e desenvolvimento de funcionários de sua equipe, valorizando a pluralidade de talentos e perspectivas.
  • Monitorar e relatar as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de energia da área de TI, estabelecendo metas de redução e acompanhando os resultados.
  • Garantir a segurança, a privacidade e a conformidade dos dados, seguindo as normas e regulamentações vigentes, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e adotando medidas de proteção, como criptografia, autenticação, backup, entre outras.

Os benefícios do alinhamento entre tecnologia e ESG

Ao alinhar a tecnologia com o ESG, os líderes de TI podem trazer diversos benefícios para as suas organizações, tais como:

  • Melhorar a reputação e a imagem da empresa, aumentando a confiança e a fidelidade dos clientes, dos investidores e da sociedade em geral.
  • Aumentar a competitividade e a inovação da empresa, criando soluções que atendam às demandas e às expectativas dos stakeholders, gerando valor diferenciado e sustentável.
  • Reduzir os custos operacionais e os riscos da empresa, otimizando o uso dos recursos, evitando desperdícios, multas, sanções e perdas de dados.
  • Atrair e reter os melhores talentos, criando um ambiente de trabalho diverso, inclusivo, colaborativo e engajado, que estimule o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Em suma, os líderes de tecnologia estão cada vez mais alinhados com o ESG, pois reconhecem que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para gerar impactos positivos no meio ambiente, na sociedade e na governança. Para isso, eles precisam estar atentos às tendências e às oportunidades que a tecnologia oferece, bem como aos desafios e aos riscos que ela envolve. Assim, eles podem contribuir para a transformação digital das empresas, de forma responsável e sustentável.

Fontes:
https://www.totvs.com
https://www.suno.com.br
https://exame.com
https://www2.deloitte.com