ENTRE EM CONTATO

projetos-sociais-como-desenvolver

O que é um Projeto Social: Como elaborar e sua importância na sociedade

Um projeto social é uma iniciativa que busca melhorar as condições de vida de pessoas que sofrem com situações de vulnerabilidade social, econômica e/ou cultural. Um projeto social não visa o lucro, mas sim o benefício coletivo e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

As entidades responsáveis pelos projetos sociais são as Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Organizações da Sociedade Civil (OSC), que fazem parte do chamado Terceiro Setor. Essas organizações são independentes do Estado e do mercado, mas podem receber apoio financeiro de ambos, através de doações ou parcerias.

Os projetos sociais são importantes porque contribuem para a redução das desigualdades, a promoção da cidadania, a conscientização social e a transformação coletiva. Existem diversos exemplos de projetos sociais que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas, como os que oferecem alimentação, educação, saúde, moradia, cultura, lazer, entre outros.

De acordo com estudos do IBGE, os índices de desigualdade no Brasil aumentaram consideravelmente, isso porque de toda renda do país 40% estão concentrados nas mãos de 10% da população. Outros dados do IBGE revelam ainda que o Brasil tem 25,3% da população na linha da pobreza, o que equivale 52,5 milhões de pessoas.

Para elaborar um projeto social, é preciso seguir alguns passos básicos, que podem variar de acordo com a causa escolhida. No entanto, há algumas perguntas essenciais que devem ser respondidas antes de iniciar o projeto:

Quem você irá ajudar?
Você deve definir qual é o público-alvo do seu projeto, ou seja, quem são as pessoas que você quer beneficiar com a sua ação. Você deve conhecer as suas necessidades, dificuldades e expectativas.

O que você irá fazer?
Você deve definir qual é o objetivo do seu projeto, ou seja, o que você quer alcançar com a sua ação. Você deve ser claro e específico sobre o que você vai oferecer ou realizar para solucionar o problema identificado. Por exemplo, um projeto de alfabetização para adultos ou um projeto de apoio a pessoas com deficiência auditiva.

Por que vai fazer?
Você deve definir qual é a motivação do seu projeto, ou seja, o porquê você quer realizar essa ação. Você deve explicar qual é a relevância e a urgência do seu projeto, contextualizando com a realidade que você quer mudar.

Para que vai fazer?
Você deve definir qual é o impacto do seu projeto, ou seja, o para que você quer realizar essa ação. Você deve mostrar qual é o resultado esperado do seu projeto, em termos concretos e mensuráveis. Por exemplo, o projeto pretende aumentar o nível de escolaridade dos adultos ou melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva.

Como você vai fazer?
Você deve definir qual é a metodologia do seu projeto, ou seja, o como você vai realizar essa ação. Você deve descrever os procedimentos e as atividades que serão desenvolvidos para executar o seu projeto.

Com quem você vai fazer?
Você deve definir quem são os parceiros do seu projeto, ou seja, com quem você vai realizar essa ação. Você deve identificar quem são as pessoas ou as instituições que vão colaborar com o seu projeto, seja na elaboração, na execução ou na avaliação.

Quando você vai fazer?
Você deve definir qual é o cronograma do seu projeto, ou seja, quando você vai realizar essa ação. Você deve estabelecer um prazo para cada etapa do seu projeto, desde o início até o fim.

Onde você vai fazer?
Você deve definir qual é o local do seu projeto, ou seja, onde você vai realizar essa ação. Você deve informar onde será a sede do seu projeto e onde serão realizadas as atividades.

Essas são as perguntas-chave para se iniciar um projeto social.

Itens do Projeto Social

Depois de responder essas perguntas, você pode preencher um formulário para apresentar o seu projeto social. Sugerimos que você siga os seguintes itens

Apresentação: É uma introdução ao seu projeto social, onde você resume o que vai ser feito. Geralmente é composta por três parágrafos: no primeiro, você apresenta o objetivo do seu projeto; no segundo, você menciona os trabalhos já realizados pela sua entidade; e no terceiro, você destaca o diferencial do seu projeto.

Justificativa: É uma explicação do porquê vai ser feito o seu projeto social, onde você demonstra as razões e as evidências que sustentam a sua proposta. Você deve mostrar as soluções que o seu projeto oferece para a comunidade e a importância do seu projeto.

Objetivos: São as metas que você quer atingir com o seu projeto social, onde você especifica o que você espera alcançar com a sua ação. Você deve dividir os objetivos em gerais e específicos: os gerais são mais amplos e abrangentes, e os específicos são mais detalhados e operacionais.

Metodologia: É a descrição de como você vai fazer o seu projeto social, onde você explica os passos e as estratégias que serão utilizados para realizar o seu projeto. Você pode dividir a metodologia em etapas para melhor organização.

Recursos: São os materiais e os meios que você vai precisar ou já tem para fazer o seu projeto social, onde você lista os recursos humanos, materiais, financeiros e técnicos que serão empregados no seu projeto. Você pode fazer um orçamento para estimar os custos do seu projeto.

Cronograma: É a previsão de tempo que você vai levar para fazer o seu projeto social, onde você define as datas e os prazos para cada fase do seu projeto. Você pode dividir o cronograma em dias, semanas, meses ou anos, dependendo da duração do seu projeto.

A criatividade, a sustentabilidade e a integração são pontos decisivos para que o seu projeto social seja um sucesso.

Os projetos sociais são essenciais para a transformação de uma sociedade mais justa, solidária e humana. Eles representam a esperança de muitas pessoas que sofrem com situações de vulnerabilidade e exclusão. Eles também estimulam a participação cidadã e a responsabilidade social de todos. Por isso, elaborar um projeto social é um ato de amor e de compromisso com o bem comum.